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  • Liz Soca

Crescimento lento e queda excessiva podem ser sinais de deficiências nutricionais.

Atualizado: 22 de abr. de 2020

É comum, pacientes relatarem queda de cabelo após mudarem a alimentação e, em especial, quando a mudança é para um estilo mais lowcarb, atribuindo a possíveis deficiências nutricionais. .

Mas nem sempre. .

Se você está fazendo da maneira correta, tem orientações adequadas sobre o que está fazendo, a redução de amido e açúcar não traz NENHUM risco de deficiência. .

Leiam de novo: N E N H U M!

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Portanto, vamos entender outras razões que podem estar relacionadas com o problema das madeixas:

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1)Estresse: Essa, em 99% dos casos é a justificativa. Afinal de contas, a mudança de estilo de alimentação é desconfortável, em especial no início. A expectativa por resultado, a ansiedade, o medo de não conseguir...tudo isso gera uma elevação de cortisol, o que está ligado diretamente com o enfraquecimento dos fios;

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2)Agentes químicos e físicos: produtos para alisamentos por exemplo, bem como altas temperaturas (secador, pranchas, babyliss); .

3)Medicamentos: Alguns antidepressivos, tratamento para acne, medicamento para emagrecimento podem causar queda de cabelo;

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4)Deficiências absortivas: Problemas intestinais, disbiose, SII(síndrome do Intestino Irritável) podem dificultar a absorção dos nutrientes da dieta;

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5)Desequilíbrios hormonais: provocados por alterações de tireoide, SOP (Sindrome do Ovário Policistico).

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6)Genética.

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O cabelo é composto de quase 90% proteína + 10% zinco, biotina e ferro. Para saber se não é, de fato, alimentar, observe se estes alimentos estão em sua rotina:

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-Biotina: ovos, figado, amendoim, nuts.

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-Ferro e proteína: Carnes vermelha em geral, laticínios, ovos, vegetais verde escuros.

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-Zinco: Camarão, nuts, laticínios, leguminosas, linhaça, chocolate amargo (70% ou mais), sardinha.

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Avalie também: -Magnésio: Folhas verdes, peixes, gergelim, amendoim.

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-Calcio: vegetais verdes escuros, soja.

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-Selenio: peixes, ovos, nuts.

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-Vitamina B12: Carnes, ovos, cogumelos.

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-Vitamina C: limao, morango, brócolis, kiwi, pimentão.

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Todas os alimentos citados fazem parte de uma alimentação lowcarb.

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Portanto, volto a dizer, se você está seguindo corretamente, preste atenção nos outros fatores!

Suplementação pode ser indicada!

Mas antes é preciso avaliar a alimentação e fazer alguns exames.

Não suplemente por conta. Procure um profissional para ter uma orientação adequada e não jogar dinheiro fora!

Ref. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0738081X9900108X?via%3Dihub




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